Resíduos retirados de praias e oceanos podem ser reaproveitados e transformados em novos objetos
Em duas ações ambientais realizadas no início de outubro, coletamos diversos resíduos das praias e distribuímos brinquedos utilizando o plástico recolhido pelo litoral do Brasil.
Em parceria com a ONG Eco Local Brasil, o projeto Pé na Estrada – Praia Limpa já doou mais de 1,5 mil brinquedos em Santa Catarina, Paraná e São Paulo e agora no Rio de Janeiro.
A primeira ação foi na cidade de Saquarema, nas praias de Itaúna e Barrinha, junto com o Life Guard Kids, mostrando às crianças os resíduos que são encontrados na praia e o que é possível fazer com eles.
A outra ação ocorreu na Praia do Leme, com a Leme Surf Club, que possui um projeto social com as crianças da comunidade do Chapéu Mangueira e Babilônia. Elas tiveram uma palestra sobre educação ambiental e, além dos brinquedos, também receberam chaves de quilha de plástico reciclado.
Além de reutilizar os resíduos plásticos, é possível também transformar os demais resíduos em objetos variados. Tudo que é encontrado nas ações de limpeza é compactado e pode ser transformado em bancos de praça, lixeiras, calçadas, mesas e outras coisas.
Com isso, todas as ações resultam em zero aterro sanitário e abrem um leque de possibilidades para deixar um legado e uma verdadeira transformação por onde passam, unindo o ambiental com o social.
Para celebrar o Dia das Crianças, os brinquedos também foram distribuídos para as filhas e filhos dos trabalhadores das Cooperativas de Reciclagem parceiras da Boomerang/EA, como forma de agradecimento pelo importante serviço prestado e para que as crianças possam ver um resultado direto do esforço de suas mães e pais.
É sempre um dos nossos maiores objetivos conectar ações ambientais com ações sociais.
Como surgiu o Pé na Estrada
Acostumada a promover ações de educação ambiental em escolas e fazer o gerenciamento de resíduos de eventos esportivos realizados em praias do litoral, em 2020, a Eco Local Brasil teve que reformular suas ações por conta da pandemia do Covid-19.
As ações ambientais passaram a ser individuais e sem aglomeração. Pensando nas crianças em casa, sem acesso às escolas, Filipe Oliveira resolveu transformar o plástico beneficiado, resultado de resíduos retirados de praias, em brinquedos.
E temos o enorme prazer de viabilizar essa ação tão importante no Rio de Janeiro e despertar o interesse da nova geração por um assunto tão importante que é o reaproveitamento de resíduos descartados incorretamente e alertar sobre a problemática do lixo em nossos rios e oceanos.
Veja mais ações e projetos da Boomerang aqui.