o projeto
O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro é uma das maiores festas populares do planeta e, em 2020, a folia durou 50 dias! Segundo números divulgados pela Riotur, a cidade contou com aproximadamente 543 blocos oficiais, desfilando em diversos pontos da cidade e um público estimado de 7.000.000 de foliões.
Realizamos há 8 anos o plano de coleta seletiva dos 40 maiores blocos de rua do Rio de Janeiro, dos caminhões de abastecimento de produtos e dos pontos de venda para ambulantes junto à participação de dezenas de cooperativas de catadores.
Somos responsáveis pelo planejamento e gerenciamento logístico de equipes e caminhões, fornecimento de estruturas e materiais, controle de triagem e pesagem do que é coletado, destinando tudo à reciclagem.
O projeto de gestão de resíduos sólidos, que acontece em parceria com diversas Cooperativas de Catadores do Rio e Grande Rio, tem como objetivos reduzir o impacto ambiental e visual causado pelo descarte incorreto de resíduos nas ruas do Rio. Atendemos a uma demanda do caderno de encargos da Prefeitura, auxiliando a COMLURB na limpeza urbana durante o período de Carnaval, além de gerar renda extra para centenas de famílias ligadas às Cooperativas.
atuações
- Gestão de resíduos dos 40 maiores blocos de rua com montagem de diversos ecopontos ao longo do percurso do bloco;
- Gestão de resíduos de 15 pontos de venda, entre supermercados e distribuidores;
- Gestão de resíduos de 35 caminhões de abastecimento aos ambulantes;
- Seleção, treinamento e coordenação dos trabalhos das Cooperativas integrantes;
- Coordenação e operação logística para coleta e destinação diária de resíduos;
- Acompanhamento da triagem e registro de pesagens dos materiais, por tipo e por Cooperativa;
- Minimização dos impactos ambientais, inclusão social e geração de trabalho e renda;
- Retirada e destinação dos cercamentos utilizados na proteção de canteiros e praças em diversos locais.
resultados 2020
- Total de 35,2 toneladas de resíduos recicláveis retirados das ruas da cidade;
- 22 Cooperativas de Reciclagem envolvidas no projeto, beneficiando em torno de 700 catadores e catadoras;
- 3,3 milhões de pessoas impactadas com as nossas ações;
- Destinação correta de 16.000m de tela tapume e sarrafos;
- Encaminhamento de quase 6.000m² de lonas utilizadas para comunicação visual e sinalização para a Cooperativa TransVida, localizada na Vila Cruzeiro. As lonas passaram por um processo de limpeza e corte para inutilização das logomarcas. A Cooperativa tem uma parceria com o Ateliê Amazônia Rio Sustentável para capacitação visando a produção de peças através da reutilização de materiais, tais como as lonas. A iniciativa busca diversificar a renda dos cooperados;
- Em parceria com a Ambev e a Dream Factory, parte do plástico descartado nos desfiles e coletados pelos catadores foram encaminhados à indústria, colaborando na produção de 2000 lixeiras que serão doadas às cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife.