projeto
A XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013) é o maior encontro internacional de jovens com o Papa e aconteceu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho.
Fomos responsáveis pelo planejamento e coordenação executiva do plano de gestão de resíduos sólidos para o Campus Fidei em Guaratiba, participando da montagem e desmontagem. O JMJ foi um dos maiores eventos que o Rio de Janeiro já recebeu de público – 3,7 milhões de pessoas.
Um desafio enorme não só pela quantidade de público (mais que o dobro do que o estimado) como também pelo cancelamento da missa em Guaratiba a 3 dias de sua realização, sendo tudo alterado em caráter de urgência para a Praia de Copacabana.
Atuações
- Gestão de Resíduos Sólidos orgânicos e não-orgânicos gerados pela missa campal (montagem, evento e desmontagem), inicialmente em Guaratiba e, posteriormente, alterada para a Praia de Copacabana;
- Avaliação para mitigação de impactos sobre o meio ambiente local;
- Treinamento dos Agentes de Coleta Seletiva, utilizando mão de obra local, distribuindo assim os benefícios econômicos do evento;
- Treinamento de fornecedores (limpeza, carregadores, A&B, voluntários, brigadistas e seguranças);
- Criação de um legado coletivo que os milhões de participantes do evento poderão deixar para a cidade do Rio de Janeiro.
resultados
- 18 ecopontos pelo percurso do Aterro do Flamengo à Praia de Copacabana com mais de 1.100 catadores de Cooperativas cadastrados para recolhimento dos resíduos gerados;
- Encaminhamento para destinação correta de mais de 80% de todos os resíduos gerados pelo evento;
- Tenda de alimentação em Guaratiba atendendo 20 mil refeições por dia com gerenciamento de 100% do resíduo orgânico sendo destinado para a compostagem, totalizando mais de 15 toneladas.